Dicas de como substituir o guarda-roupas na hora de organizar o quarto 

15/11/2022min de leitura

Se você não tem espaço suficiente no seu quarto para um guarda-roupas, não precisa se preocupar com a organização, pois existem várias alternativas para substituir esse item e deixar o quarto lindo e arrumado. Ter organização no quarto nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando o espaço é limitado, quando muitos acreditam ser impossível. 


Seja por falta de espaço, para fugir do comum ou para reduzir o orçamento da decoração, é possível organizar o quarto de forma criativa sem precisar de um armário. Alternativas como araras, nichos, prateleiras e cômodas são ótimas opções para colocar em ordem suas roupas, calçados e acessórios sem precisar investir em um grande guarda-roupas. Por isso, se seu quarto não tem muito espaço, não quer gastar com um grande armário ou quer inovar, esse post é para você! 


A Nova Época Imóveis reuniu algumas soluções práticas e acessíveis para substituir um armário na decoração do seu quarto. Para mais dicas de decoração ou informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts com os mais diversos conteúdos disponíveis no nosso blog!


Alternativas criativas para o guarda-roupas


1. Arara de roupas


Nossa primeira sugestão de alternativa para o guarda-roupas são as araras. Além de serem mais econômicas e de substituírem bem o guarda-roupas, as araras também são opções charmosas para a decoração do seu quarto. Uma boa dica é apostar em versões de araras de madeira ou de ferro e investir em cabides padronizados para transmitir ainda mais a ideia de espaço organizado. Por fim, outra boa ideia é aproveitar a prateleira inferior para guardar sapatos, bolsas e outros acessórios. 


2. Cômodas


Móveis que geralmente são muito usados na decoração de quartos de bebê, como as cômodas, por exemplo, também podem se mostrar muito úteis para a organização dos quartos que não possuem guarda-roupas. Atualmente você já encontra os mais diversos modelos no mercado, que combinam com qualquer estilo de decoração. Para ajudar a complementar, espelhos, quadros e plantas ficam ótimas quando posicionadas em cima da cômoda.


3. Prateleiras


Uma dica de opção mais barata e muito prática para guardar roupas de maneira organizada são as prateleiras. Além de poderem ser usadas sozinhas na decoração, elas também podem ser usadas em conjunto com uma arara ou uma cômoda. O formato das prateleiras é ideal para manter os sapatos ou as peças dobráveis, por exemplo, no entanto é uma opção que exige uma dose extra de organização. 


4. Sapateiras


Uma ótima opção para quem possui muitos sapatos e não tem onde guardá-los no quarto sem armário é investir em uma sapateira para sempre manter todas as peças organizadas. A melhor parte dessa opção é que, dependendo das escolhas feitas, os calçados podem até contribuir com a decoração do quarto, ajudando a trazer um toque de personalidade ao ambiente.


5. Cortinas


Para quem deseja uma opção mais discreta, é possível, ainda, manter as roupas “escondidas”, o que ajuda a deixar o quarto com um ar mais clean, com a ajuda de uma cortina. O tecido serve como um substituto para as portas do guarda-roupas e podem ser penduradas nas araras ou no teto para cobrir nichos e prateleiras. Após escolher o modelo que mais combina com a sua decoração, é só acrescentar alguns cabideiros de acordo com as suas necessidades de armazenamento. 


6. Nichos


Se assemelhando muito com as prateleiras, os nichos também são alternativas mais versáteis para substituir o armário gastando pouco. Para ajudar a deixar tudo mais organizado e o quarto sempre com a aparência de limpo, uma dica é apostar em cestos de palha ou de tecido para armazenar peças como roupas íntimas e lenços. 


7. Paletts


Mais comumente conhecidos como caixotes de feira, os paletts também são ótimas alternativas na criação de diversos móveis, incluindo estantes, mesas e até mesmo camas. Para fazer seu próprio guarda-roupas de paletts, uma ótima dica é planejar bem o espaço que será necessário para armazenar suas roupas e avaliar a quantidade de caixas necessárias. Com isso feito, vale ainda pintar o objeto da cor que você preferir ou apostar em um tom natural de madeira, para que toda a decoração fique alinhada. 


8. Gavetas embutidas


Outra opção com ótimo custo-benefício para guardar roupas, sapatos, acessórios e tudo o que for necessário no quarto são as gavetas embutidas. Já existem diversos modelos de camas com gavetas embutidas para todos os gostos. Você pode instalá-las como uma alternativa mais prática e compacta ao guarda-roupas, assim, você sempre deixa seu quarto limpo e organizado sem perder muito espaço.


9. Gaveteiros e caixas


Pequenas caixas de armazenamento e gaveteiros também são alternativas práticas que substituem bem o guarda-roupas na hora de organizar o quarto sem prejudicar na decoração. Uma dica para ter mais espaço, conforto e praticidade é procurar deixá-las em um canto vazio do quarto.


10. Roupeiros


Nossa última dica de alternativa para o guarda-roupas é para aquelas pessoas que ainda não estão prontas para se livrar desse item. Com a mesma composição de um armário convencional, os roupeiros são menores e podem ser movidos pelo cômodo com mais facilidade, além de terem um melhor custo-benefício. 


Se você está à procura de uma alternativa que substitui bem o guarda-roupas, mas não sabe por onde começar, a Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a abrir a mente com essas ideias criativas para manter seu quarto sempre organizado e limpo! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":